O processo de selecção da empresa que irá dragar o canal de acesso ao Porto de Maputo está neste momento a decorrer.
A dragagem do canal, actualmente com -11 metros de profundidade, para -14 metros de sonda reduzida, tem início previsto para o terceiro trimestre de 2015, após a selecção da empresa que irá efectuar a dragagem.
O projecto de dragagem tem por objectivo permitir o acesso ao porto de navios de porte até 80.000 toneladas através do canal, tornando o Porto de Maputo mais competitivo nos mercados regional e internacional.
“Dragar o canal de acesso ao porto é uma decisão estratégica que irá não só permitir atingir a meta estabelecida de manusearmos 40 milhões de toneladas até 2020, mas que terá um efeito multiplicador sobre a economia Moçambicana”, afirmou o Director-Executivo da MPDC, Osório Lucas. “Estamos confiantes que este investimento irá atrair mais carga e, desta forma, criar mais postos de emprego, desenvolver mais PME’s cujos negócios estão associados ao porto, despoletar a necessidade de mais desenvolvimento de infraestrutura e aumentar a nossa contribuição para o PIB de Moçambique.”
Esta é a segunda dragagem do canal de acesso ao porto. Em 2010/2011, o canal foi dragado de -9.4 metros (a profundidade desenhada para o canal) para -11 metros o que contribuiu para o aumento de volume de carga manuseada de 12 milhões em 2011 para mais de 19 milhões em 2014.
Os grandes investimentos dos últimos dois anos estão alinhados com o Plano-Director do Porto, com diversos projectos de expansão e reabilitação de infraestruturas e aquisição de equipamentos tanto para operações terrestres como marítimas. Estes desenvolvimentos e a nova dragagem irão permitir ao porto responder à crescente demanda e atingir um volume de manuseamento de 40 milhões de toneladas nos próximos cinco anos.