No âmbito de uma angariação de fundos para a construção da escola da CERCI, Associação Nacional para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, uma instituição sem fins lucrativos que opera uma escola para crianças e jovens adultos com deficiências de desenvolvimento, a MPDC (Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo) e os CFM (Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique) promoveram uma Noite de Ópera no dia 5 de Dezembro, no Restaurante Doca Rio (no Terminal de Passageiros do Porto de Maputo).
A Gala foi um evento inédito no nosso país pois contou com a apresentação de Stella Mendonça – a primeira cantora soprano de Moçambique – Sónia Mocumbi e solistas sul-africanos de grande gabarito. O concerto foi composto por excertos da ópera de Rossini “Petite Messe Solennelle”, nunca antes apresentada em Moçambique.
Actualmente a CERCI, cujos fundos provêm de propinas mensais e doações esporádicas, opera numa casa alugada em condições não-adequadas a crianças com problemas mentais e de desenvolvimento.
O dinheiro angariado com esta iniciativa da MPDC e CFM – $177.500 dólares norte-americanos – permitirá agora a construção de instalações adequadas e compra de equipamento. O grande objectivo da CERCI, que se baseia num modelo de trabalho conjunto entre pais de crianças com deficiências de desenvolvimento e profissionais da área, é promover a igualdade e a inclusão destas crianças, dotando-as de conhecimentos que lhes permitirão ganhar relativa independência e posterior integração na sociedade Moçambicana.
A causa ganhou a simpatia de várias grandes empresas Moçambicanas (bancos, empresas de telefonia móvel, empresas de construção e da área de logística e navegação) que prontamente fizeram o seu contributo para a construção de uma escola para estas crianças.