No âmbito da iniciativa “Clean up the World” celebrada globalmente de 19 a 21 de Setembro, a MPDC (Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo) promoveu uma acção voluntária de limpeza da praia de Guachene na Katembe na manhã de 20 de Setembro. A limpeza decorreu das 8h às 12h, cobrindo uma área de sensivelmente 1 km, da ponte do batelão até ao Restaurante Diogo.
A iniciativa foi elaborada em parceria com a Associação de Moradores da Praia de Guachene (AMG), com a Administração do Distrito de Katembe e contou com o apoio da Limpa Moçambique, uma associação sem fins lucrativos que utiliza as redes sociais para promover acções de limpeza e educação cívica.
A acção foi um verdadeiro sucesso, com uma adesão de cerca de 100 voluntários das instituições MPDC, P & O Maritime, ERM, Limpa Moçambique e moradores e amigos da Katembe que se decidiram juntar à causa. As diversas instituições doaram igualmente diversos materiais de limpeza (luvas, sacos, forquilhas, ancinhos, etc) à AMG que serão posteriormente utilizados na limpeza regular da praia, bem como sinais para colocação na praia.
A acção não se limitou à limpeza da praia mas visou também consciencializar os utentes da praia e moradores da Katembe sobre o impacto do lixo deixado na praia e/ou atirado para o mar. Durante a acção, os voluntários foram acompanhados por um grupo de crianças moradoras da Katembe, entre os 8 e os 12 anos, que ajudaram na limpeza da praia ao mesmo tempo que aprendiam importantes lições sobre separação do lixo e reciclagem.
Segundo os organizadores do evento, esta acção foi apenas a primeira iniciativa para chamar a atenção sobre o problema do lixo na praia da Katembe, um distrito com grandes deficiências na recolha de lixo. O objectivo é continuar a trabalhar com a AMG para promover acções de educação cívica escolar e entre a população em geral.