Hoje assinala-se mais um ano da concessão do Porto de Maputo à MPDC -Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo. São onze anos de muitos desafios mas também de várias e entusiasmantes realizações.

 Este podia ser apenas mais um ano, mas não é. No decorrer do último ano assistimos a um enorme investimento em infraestruturas, equipamento e capital humano que mudaram a natureza das operações do Porto de Maputo, tornaram-nos mais eficientes, mais competitivos, alargaram os nossos horizontes. Salientamos a reabilitação da estrada portuária principal e o alargamento do portão de acesso a veículos pesados, a expansão do terminal de viaturas e do terminal de ferros, a reabilitação e expansão do cais 5, a reabilitação dos cais 3 e 4 (ainda em curso), bem como o aumento da nossa capacidade de armazenagem em virtude de investimentos em pavimentos rígidos e armazéns.

As nossas operações portuárias tornaram-se mais eficientes com a aquisição de uma nova frota de pás-carregadoras e de uma RAM-Revolver, e do lado marítimo, no âmbito na parceria com a P&O Maritime, adquirimos um novo trem naval, composto por dois novos rebocadores, um novo barco de pilotos e uma nova embarcação multi-funcional. Vamos inaugurar, aliás, dentro de três dias, a mais nova aquisição desta frota, o rebocador “Sereia”.

Este ano mudou também o activo mais importante do nosso Porto: o seu capital humano, aqueles que lhe dão vida e impulsionam o seu desenvolvimento. Foi feito um investimento sem precedentes em formação, não só de antigos funcionários como também de jovens moçambicanos que viram no porto uma oportunidade de carreira. Formámos – e continuamos a formar – um total de 133 jovens em profissões operacionais (conferentes, operadores de máquinas, mecânicos, serralheiros, etc.), sendo que 74 destes foram integrados nos nossos quadros.

Para este ano assumimos um grande desafio: melhorar as nossas eficiências, reduzir os tempos de trânsito e melhorar a qualidade dos nossos serviços. Para tal, contamos com a colaboração contínua dos nossos trabalhadores, dos nossos parceiros, dos utilizadores portuários e de todos aqueles que contribuem para elevar a excelência do Porto de Maputo. A todos eles, o nosso mais profundo e sincero agradecimento.

 

Parabéns ao Porto de Maputo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *