A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) é uma empresa privada, nacional, que resulta da parceria entre os Caminhos de Ferro de Moçambique e a Portus Indico, constituída pela Grindrod, DP World e a empresa Moçambicana Mozambique Gestores. A 15 de Abril de 2003 foi atribuída à MPDC a concessão do Porto de Maputo por um período de 15 anos, com uma opção de extensão por mais 15 anos. Em Junho de 2010 o período de concessão foi estendido por mais 15 anos, e em Fevereiro de 2024 foi concedida mais uma extensão até 2058 com base num plano de expansão da capacidade portuária.
A MPDC detém os direitos de financiamento, reabilitação, construção, operação, gestão, manutenção, desenvolvimento e optimização de toda a área de concessão. A empresa tem também poder de Autoridade Portuária, sendo responsável pelas operações marítimas, reboque, estiva, operações nos terminais e armazéns, bem como planeamento e desenvolvimento portuário.
Nossa Visão
Porto de Maputo – Ancorando o Orgulho Nacional, Impulsionando a Região para o Futuro.
Nossa Missão
Mapear o crescimento regional, através de um serviço portuário atractivo, competitivo e integrado pilotado pela inovação e integridade.
Nossos Valores
- ÉTICA – Fazendo sempre o que está certo e pelas razões certas
- RESPONSABILIDADE – Assumimos responsabilidade por aquilo que fazemos
- CUIDAR – Valorizar todos, construir relações verdadeiras, ser um empregador de eleição
- TRABALHO EM EQUIPA – Trabalhando juntos para conseguir muito mais do que conseguimos sozinhos
- SEGURANÇA – Criar um ambiente de trabalho melhor e mais seguro para todos vivermos e trabalharmos